sábado, 22 de agosto de 2009

Welcome India

Em primeiro lugar, quero dizer que não tenho postado no blog porque tem acontecido muita coisa, muita informação, e eu tenho tido pouco tempo para isso... Provavelmente vai ser assim nos próximos 3 meses, mas eu pretendo postar nem que seja uma vez na semana, para não deixar passar nenhuma novidade interessante em branco =)

Nandri, Shukrya, Thank’s a lot todo mundo que tem lido e comentado sobre o meu blog... é bom saber que estão gostando e não estou escrevendo em vão, embora pra mim tem sido também um ótimo exercício me comunicar por aqui! =)

Bom como eu disse, tem acontecido muita coisa, muita informação, vou tentar resumir aqui um pouco do que tem acontecido nesses últimos dias:

A mudança
Domingo, dia 16 eu me mudei para a minha nova casa, fica numa região chamada Egmore em Chennai, é bem localizada, mas não pude acreditar quando eu vi o apartamento pela primeira vez... A carruagem da Cinderela virou abóbora... Welcome to Índia! Sai de um palacete para morar num muquifinho, antigo pra caramba e sem ar-condicionado (aqui é muito quente! Não sei precisar ao certo quanto varia a temperatura, mas durante o dia é de 35C pra cima com certeza...) E pra piorar meu quarto estava IMUNDO, tanto que a primeira coisa que eu fiz no apartamento foi limpar. Pra piorar, quando estava indo comprar o material de limpeza no super-mercado, o cachorro da vizinha tentou me morder, sorte que o cara do elevador pois a perna da frente e me salvou da boca daquele animalzinho, que de bonitinho só tem a cara de “bonzinho”...


Antes


Depois


Antes


Depois

No mesmo dia eu e Angela (uma Queniana que vive comigo e trabalha na Alcatel-Lucent) fomos encontrar os outros trainees para despedir de um alemão que estava indo embora, e uma outra alemã que estava chegando... fiquei deprimida quando vi o flat deles, muito melhor que o meu, com ar-condicionado e tudo.. =p Só fica um pouco longe de tudo... Naquela hora decidi mudar pra lá de qualquer jeito, breve uma chinesa que estava lá iria partir, então eu teria lugar para ficar...


Eu, Abdul, Alemã, Alemão, Angela and Sasha

Bom, para terminar meu dia como começou, eu e Angela pegamos um auto (aqueles carros amarelinhos que muitos conhecem como tuk-tuk, mas só é chamado assim em Bangladesh) e fomos embora pra casa... no meio do caminho tinha tipo uma procissão, com algumas pessoas carregando a imagem de algum Deus Hindu, fazendo muito barulho e batuque... um pouco a frente o auto parou no sinal, e quando o sinal abriu, o carro da frente não arrancou, e algumas pessoas que estavam na tal procissão começaram a bater no auto e a pular em cima dele, eu fiquei assustada e comecei a gritar para eles saírem.. pra quê... aí que eles vieram... um deles tentou passar a mão em mim, e acabou machucando um pouco meu pescoço, daí o auto arrancou e eles ficaram para trás... voltei tremendo para casa, a Angela me aconselhou a, em situações como essa, tentar não entrar em conflito com eles, do contrário, o cara não teria feito nada. Ao nos deixar no prédio, o motorista falou que eles estavam bêbados, e olhou para ver se eles não tinha feito nada com o carro... Pelo menos uma coisa eu aprendi, e Natasha (falo dela adiante) me aconselhou, nunca ande sozinha ou só outra(s) garota(s) na rua a noite, principalmente a partir das 20h, é realmente perigoso!


Eu estava gravando um vídeo quando isso aconteceu, então desliguei a câmara quando começaram a bater no auto

Bom, agora já estou mais acostumada com o lugar, estou dividindo o quarto com Eva, uma chinesa que dá aula de mandarim numa escola aqui em Chennai.
Sobre mudar para o outro flat, pensei melhor, ele é ótimo, etc... mas fica longe de tudo... logo ir para qualquer lugar fica mais caro e perigoso pra mim, o apê em Egmore é melhor localizado, fica perto do meu trabalho, o aluguel é mais barato e eu quase não fico aqui... só vem praticamente para dormir e tomar banho. Então resolvi ficar, pelo menos durante um mês aqui.

O trabalho

Bom, antes de começar a falar sobre o trabalho, convém explicar um pouco melhor minha job, minha função na empresa... Basicamente eu sou responsável pro prospectar e pesquisar o mercado brasileiro pra ver a viabilidade deles exportarem os produtos deles para o Brasil, para isso eu tenho que conhecer bem a empresa, seus produtos e processos, além de pesquisar como o mercado funciona no Brasil... em linhas gerais é isso.
E o que a Butterfly faz? Eles fabricam e vendem utensílios de casa e cozinha. No sul da índia eles são bem conhecidos e são líder de mercado com a maioria de seus produtos, mas eles atuam também no Norte, e exportam para alguns países.
Comecei a trabalhar na segunda, dia 17. Logo de cara já fomos (eu, Mr Karthikeyan e Natasha – funcionário do departamento de Marketing) para a fábrica conhecer como eles trabalham e fabricam os produtos... Foi interessante ver como a fábrica funciona, nunca estive numa fábrica do tipo do Brasil, mas lá eu vi tanto homens e mulheres trabalhando juntos na fábrica, e as mulheres, aliás, todas bem coloridas, algumas de Saree, outras de Salwar Kameez... Não me lembro o nome do cara que apresentou a empresa, mas a sorte é que eu tinha a Nathasha do lado pra me explicar o que ele estava falando (ô sotaque complicado! Vou falar mais disso depois...). Natasha é nova na empresa, assim como eu, está lá a menos de um mês, e é um amor de pessoa,muito gente boa, tem me ajudado bastante e me dado bastante dicas.
Os meus outros dias na empresa eu trabalhei basicamente por minha conta, e quando precisava de esclarecer alguma coisa, alguma dúvida minha, eu recorria a Natasha ou ao Karthikeyan. Como eles estão reformando os escritórios e o show room da empresa, eles transferiram o pessoal do Marketing para outro lugar. No começo eu estava trabalhando sozinha numa sala, mas então pedi para ficar junto com pessoal do Marketing e me mudei com eles. =)
A empresa tem me tratado super bem, eles me buscam e me deixam em casa todos os dias, além disso me deram um telefone e um pen-drive para entrar na net! =)

Bom, that’s all folks!
Tô morrendo de sono, depois conto mais...

Aquele abraço!

4 comentários:

  1. Olá Bia!!!

    Gostei muito do fórum!!!
    Continue postando sempre que puder...uma coisa interessante do intercâmbio é que nós aqui também vivemos um pouco do que você vive aí (só que lendo neh??? hehehe) Fiquei imaginando cada situação!!! É bem legal.

    Quando você tiver tempo, fiquei curioso para saber mais sobre a AIESEC aí...como é o CL, a estrutura, etc. Se por acaso ver um dia como é, nos conte hein???

    Espero que você esteja gostando mesmo do seu intercâmbio e que aprimore muito sua @XP com essa intensa experiência.

    Bjs

    Dieguin

    ResponderExcluir
  2. Amor, adorei a sua nova postagem,muitas coisas novas que eu não sabia ainda. Continue postando, assim tenho como acompanhar melhor seu dia a dia aí.
    Te amo
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  3. oi bia! to adorando acompanhar sua aventura na india por aqui... eh impressionante como me identifiquei com esse post. eu tb to num apartamento antigo sem mto conforto (sem ar condicionado num calor de 45°C) no centro da cidade... pensei em mudar pra mais perto do trabalho, onde teria mais conforto, mas tb ficaria longe de tudo e sozinho. como as pessoas da casa onde moro tem uma energia super bacana e nos sempre temos algo pra fazer juntos, e estamos perto de tudo, tb desisti de mudar por enqto. qto a lingua, tb tenho dificuldade com o sotaque deles, mas no meu caso eh o frances ne!? haha
    e vc ta dividindo o ape com outros aiesecos?
    um grande beijo e boa sorte!
    victor

    ResponderExcluir
  4. Dieguim e Amor, obrigada pela mensagem. vou tentar postar sempre aqui!! =D

    Victor, bom ouvir que você tá vivendo uma situação parecida com a minha...rs
    Realmente as vezes vale a pena abrir mão do conforto por uma companhia e pela comodidade de estar perto de tudo... Eles falam frances e mais qual lingua na Tunisia??
    To dividindo o ape com outros trainees da aiesec sim, 2 meninas, mas uma vai embora amanha, e deve chegar uma moçada agora em setembro...rs

    Ah, mas uma coisa você nao pode reclamar, pelo menos vc curte um churrasquinho no seu ape ai, aqui nem sei o que é cheiro de carne...rs

    Beijoss

    ResponderExcluir