sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mas logo a Índia...



Muita gente deve estar imaginando: “Caraca, mas logo Índia Bia”
Quem me conhece sabe que sempre tive vontade, melhor dizendo, o sonho de fazer intercâmbio, ter uma experiência fora Brasil. Sempre comentei da minha vontade de ir para o Canadá, por ser um país bilíngüe, que fala as duas línguas que eu já estudei e sempre tive vontade em me desenvolver mais, além de ter uma qualidade de vida ótima...
Quando eu entrei na Aiesec, e comecei a me envolver mais e mais com a organização, e ver todas as oportunidades que existem, os trabalhos que são feitos nos mais de 105 países em que está presente, comecei a prestar mais atenção em outros lugare... Foi então que a África começou a chamar mais minha atenção, mais especificamente a África do Sul, por falar inglês, ter um custo de vida mais barato, por não ter tantos brasileiros por lá e por ser um país emergente.
No final da minha experiência de liderança na Aiesec, em dezembro de 2008, comecei a procurar vagas de intercambio profissional pelo mundo, com um foco especial em países africanos que falassem inglês. Inseri meu currículo e meu formulário de Exchange Participant no banco de dados da Aiesec e foi quando começaram a aparecer outras oportunidades. Uma das que mais me chamaram atenção veio da Índia, foi aí então que eu comecei a dar mais atenção às oportunidades de lá... Sempre tive interesse no país, vontade de conhecer, mas nunca tinha cogitado fazer meu intercambio lá... Foi então que eu achei uma vaga que para mim era perfeita, mas achava que seria um pouco difícil conseguir ocupá-la, ela era bem tentadora, e pedia que o trainee trabalhasse justamente com o que eu gosto e estava procurando, pesquisa de mercado... não custava nada tentar, então me candidatei!
A primeira vez que falei com o empregador, estava um pouco nervosa, mas já havia me preparado, e ocorreu tudo bem. Na segunda conversa que tivemos, sai mais satisfeita e confiante ainda, eu estava gostando cada vez mais da idéia de ocupar a vaga e a empresa também se mostrou bastante interessada em me ter como trainee.
Foi então que o processo de “casamento” foi fechado e acabei fechando com esta empresa. Quando isso aconteceu já era final de março, e eu já havia decidido terminar a faculdade e só depois fazer o intercambio... a empresa concordou numa boa, e desde então mantenho contato com meu Mr. Karthikeyan, a pessoa a quem vou me reportar na empresa, e com algumas pessoas que estão ou estiveram na cidade para onde vou, Chennai, no estado de Tamil Nadu. Também tenho lido bastante blogs, livros, websites... o que faz com que eu espere que me ajude a diminuir um pouco o choque cultural que eu vou ter, afinal de contas, a Índia é praticamente outro planeta!

Nos próximos posts vou contar melhor como vai ser meu trabalho, como foi minha formatura e sobre os últimos preparativos da viagem.

3 comentários:

  1. Hare Baba!!

    òtima viagem beatriz!!
    Torço muito para vc!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Biaaa!!
    Lindo o blog, viu??
    Espero ver muuuitos posts aqui, quero saber tudinho da viagem!!!
    Boa sortee, amigaa!!
    Bjoks!!

    ResponderExcluir
  3. bia, isso eh exatamente o que me perguntam: logo a tunisia!? mas antes me perguntam: onde fica isso? haha.
    acho que esse eh o grande barato da aiesec, sempre temos muitas possibilidades. como iriamos imaginar estar onde estamos!
    muito boa sorte na sua xp!
    beijo.

    ResponderExcluir