sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O caos...


Quando Deus criou a Índia, Nossa Senhora da Discórdia, padroeira do caos e da diversidade, veio abençoar, e desde então o verdadeiro caos na terra reinou absoluto!
Na hora que ela tava passando nas ruas, avenidas, estradas e escolas de trânsito (aliás, tenho as minhas dúvidas se isso existe aqui...) ela derramou em cheio sua benção... Passou também pelo sistema moral do país, junto com a Hipocrisia, e fez com que os Homens que nascessem por aqui fossem condicionados a sustentar um sistema de castas, que eu ainda não entendo porque existe, e que faz escolhas, até mesmo antes de uma criança nascer, sobre o que ela vai estudar, com o que vai trabalhar, onde e como vai viver, por onde vai andar, com quem vai casar, fazer filhos e dormir no mesmo teto pro resto da vida... etc
O caos trouxe as pessoas daqui uma habilidade incrível de viver sem influências “externas”, a busca do sentido e da paz interior não só faz muito sentido, como é quesito indispensável do Manual de Sobrevivência.
Toda essa confusão fez os indianos desenvolverem habilidades de sobrevivência que tem muito a nos ensinar, e nem precisa vir nesse caos para fazer sentido... A India é praticamente um continente com pessoas de várias religiões (embora os hinduístas sejam maioria massiva), que fala muitas línguas, que é dividida em várias castas, e que tem uma habilidade de negociação incrível (embora muitas vezes alguns indianos passem dos limites ao negociar com estrangeiros), habilidade de desenvolver sistemas de tecnologia de informação, logística e ainda possui uma das maiores indústrias de gurus do mundo.
Minha mente ocidental, curiosa e encantada com esse caos daqui, pode até está equivocada com as observações que faz, mas não pode deixar de apontar o que vê.
Nós, brasileiros, temos muita sorte, temos o livre arbitrio, podemos escolher... e como isso é precioso, é difícil imaginar o quanto, só quando observamos a vida de “quem-não-tem”. E mesmo assim, muitas vezes insistimos em fazer escolhas descartáveis, prazeres momentâneos para mentes e corações egoístas se fartarem de alegria passageira e viverem na miséria... Poder-escolher pode ser uma faca de dois gumes, principalmente quando se tem tantas opções e tantas mercadorias, sonhos e ilusões postos a mostra... isso tira também um pouco da noção de responsabilidade que vem junto com cada escolha, e escolha sem responsabilidade é agonia, sofrimento...
Os indianos tem a segurança de ter uma base sólida, uma vez que são condicionados a construir isso, mas lhes falta poder de escolha, o que faz com que a base sólida seja feita de lixo e cheire infelicidade, embora satisfaça a necessidade segurança presente em todo ser humano... nós temos liberdade e livre arbítrio para escolher o que queremos para nossa vida, necessidade presente em todos nós também, mas mesmo assim muitas vezes só plantamos angústias e sofrimento, ou não plantamos nada... O poder de escolha também gera medo...
Não quero dizer que todos os indianos são prisioneiros dessa farsa criada por eles mesmos, e muito menos que a filosofia deles é uma farsa (longe disso!), tem muitos indianos que acordaram para escolhas que a vida trás, e viver ou não condicionado a tudo isso é uma, e que estamos aqui para aprender e construir, e por isso correm atrás da felicidade.
E nós brasileiros (to com sentimento nacionalista inflamado!), não quero dizer que sejamos superficiais e perdidos... mas o brasileiro sabe construir e vencer, sabe o valor da escolha e da capacidade de reinventar, reconstruir e seguir em frente, pois o verdadeiro sentido da vida está no que construímos dia após dia, não no que inventaram para a gente.

Viver aqui tá me fazendo um bem enorme, mesmo quando a saudade e vontade de estar perto daqueles que amo parece sufocar, mesmo quando as injustiças que vejo aqui me fazem ficar agoniada... Mas tudo isso tá me fazendo realmente ver que a minha grama é tão verde quanto a de qualquer vizinho, e que bom mesmo estar na minha!

3 comentários:

  1. Amor desse vez vc arrebentou no texto, me fez entender e sentir os seus sentimentos aí. Amei!
    Amei as fotos também, e a cada dia que passa esta ficando muito maior a saudade e com ela também cresce o amor, a confiança e a certeza de que esse amor e conhecimento me fará companhia para o resto (Só por Hoje!) da minha vida! Te amo

    ResponderExcluir
  2. Que isso Beatriz Melo
    Dá pra encadernar o blog e vender heim: Os caminhos da India Por Bia! kkkk
    Passando só para te desejar sucesso!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eitaaa!! Se superou, hem?? Adorei o texto, deu para passar direitinho o q vc tá percebendo aí, amei!!
    Saudades de vc amoreeee!!

    ResponderExcluir